sábado, 30 de abril de 2016

Vai Um Empurrãozinho?

"Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele."


Disseram-me que eu sou conservador (já citei aqui sobre nosso hábito de nomear as coisas). Pensei bastante sobre o assunto e cheguei a conclusão de que toda a humanidade é conservadora. Acredito que a questão esteja relacionada aos limites. Se alguém estiver preparado para qualquer tipo de consequência, então eu acreditarei que essa pessoa é uma genuína revolucionária, progressista, ou seja lá qual for o melhor antônimo para conservadorismo. Convenhamos, existem preços que não pagamos. Sem falar da nossa busca descomunal pelo conforto, que eu também interpretaria como propensão a inércia, intimamente relacionado a conservadorismo. Então, questiono-me, sabemos mesmo o que é ser conservador?

Talvez eu tenha sido intitulado desta maneira em virtude de algumas ideias (eu diria perguntas) que lancei textos atrás. Porém, não trata-se de defender ideologias, trata-se sim de ter percebido que algumas questões, que pareciam ter sido respondidas há décadas, ainda continuam com lacunas capitais.

Para dar um exemplo bem prático, eu vou compartilhar um vídeo que resume essa minha observação, de que várias perguntas fundamentais ainda continuam sem respostas. E é por causa de vídeos como este (na maioria das vezes por causa de leituras) que contesto a realidade que nos apresentam, fazendo com que eu volte às questões supostamente respondidas, talvez por isso insinuando que eu seja conservador. E como o vídeo tem 20 minutos, eu vou tentar escrever pouco, afinal de contas, há muito o que conferir nas timelines das redes sociais. Não podemos desperdiçar nosso precioso tempo, certo?

Desviando: Fiquei espantando com a nova tecnologia de alguns celulares (não sei se é nova mesmo, as coisas acontecem mais rápido do que consigo acompanhar). Ela chama-se "Peek and Pop" e permite que o usuário espie o conteúdo de um website antes de acessá-lo, para ver se é algo que interessa mesmo. Com essa funcionalidade o usuário também pode visualizar fotos enquanto tira outras, espiar os emails e um endereço no mapa sem sair do aplicativo que estiver usando. Ou seja, o nosso imediatismo não está mais tolerante a velocidade do toque dos dedos, precisamos dar um jeito de descobrir o conteúdo que está lá sem ter que acessá-lo. O que pode ser mais rápido do que o mais rápido?

Desviando do desvio: É interessante como algumas coisas evoluem para a simplicidade e outras para a complexidade. O primeiro videogame que lembro-me ter tido contato possuía um controle com apenas um botão e um direcional. Anos mais tarde, outro videogame com o qual me diverti possuía dois botões e um direcional. O terceiro tinha três botões e um direcional. O quarto na linha do tempo possuía seis botões e um direcional. Já o último e ainda atual, que levei anos para criar coragem de enfrentar, possui um monstruoso, assustador e intimidante controle de oito botões e três direcionais, sendo que dois dos direcionais também servem como botões, portanto 10 botões ao todo. Dirigir os carros da atualidade é bem menos traumático, são só "dois botões" e um "direcional".

Voltando tudo: Apenas para introduzir o assunto do vídeo abaixo, o enigma tratado é a informação. É dito que se pudermos responder qual a origem da informação no Universo, então poderemos responder qual é a origem da vida. Por enquanto, qualquer teoria parece ser mera especulação. O vídeo explica que são necessários muitos dados codificados para criar um único ser vivo (isso mesmo, o DNA). Por isso, levantou-se essa questão, qual a origem de toda a informação que existe biologicamente codificada no Universo? Você verá muita analogia e muita estatística na tentativa de chegar a alguma conclusão. A propósito, lembrei-me de já ter citado aqui que gostaria de saber a opinião de alguns matemáticos dos bons sobre algumas teorias.


Mas calma lá, a pergunta sobre a origem da vida já não foi respondida? (OK, concordo, eu vou reformular) A pergunta sobre a origem da vida já não possui uma linha de estudo e raciocínio bem definida? Por que existem cientistas revendo tudo, a partir de outra diretriz, desconsiderando o que se tem por verdade? Pois bem, não estou interessado na resposta para a origem da vida (não neste texto). O que quero ressaltar é que existem coisas aceitas como verdade apenas porque sempre foram ditas, porque crescemos ouvindo-as como a resposta correta. Tente falar para crianças de 10 anos de idade que existiu uma época em que internet e celulares não existiam. Veja a cara que elas vão fazer. Eu posso apostar que você vai ter que dar alguma explicação junto. Aliás, já falei aqui sobre a dificuldade de pensar em algo diferente quando todos dizem, ouvem e veem a mesma coisa desde sempre.

A pergunta que interessa, o que mais no nosso mundo é repetido tantas vezes, desde que nos conhecemos por gente, que acaba passando por verdade, por necessário e essencial? Um estado de imersão tão profundo, e as vezes aparentemente proposital, para permanecermos distraídos, assim não percebemos que não teremos outra chance. Você não tem a sensação de que está sendo iludido? Pois eu tenho, todos os dias.

2 comentários:

  1. Muito bom esse blog hein Sandrini! Tb tenho a sensação de estar sendo iludido...

    ResponderExcluir